I Edição (2022)





Oradores


Ana Isabel Silvestre

É doutorada em Didática da Matemática pela Universidade de Lisboa, sendo também investigadora colaboradora no Centro de Estudos em Educação e Inovação.

É docente do 2.º ciclo, atualmente em funções no projeto EstudoEmCasa@ da Direção Geral de Educação (DGE).

Faz parte de alguns projetos de investigação na área da Educação Matemática e é autora de vários artigos em revistas científicas. Foi editora da Revista Educação & Matemática da Associação de Professores de Matemática (APM).

Elvira Ferreira

Doutorada em Didática da Matemática pela Universidade de Lisboa. Foi docente do 1.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Superior na área da Didática da Matemática. É atualmente formadora de Professores do 1.º ciclo e Educadores de Infância, na área da Didática da Matemática.

Fez parte de vários grupos de investigação na área da Educação Matemática. É autora de vários artigos em revistas da especialidade e de manuais de Matemática para o 1.º ciclo.

Se utilizar estes diapositivos por favor referencie a fonte:
Silvestre, A.,& Ferreira, E. (2022). A importância das tarefas no desenvolvimento do pensamento algébrico e do pensamento computacional - I Edição dos Webinars à la Carte [Webinar]. Agrupamento de Escolas de António Feijó. https://webinarsalacarte.blogspot.com/p/i-edicao-2022.html


Ariana Cosme

É professora na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação na Universidade do Porto, onde coordena o Observatório de Vida das Escolas integrado no Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE). Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Porto. 

Foi consultora do Ministério da Educação para o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, do qual é a avaliadora externa. É Autora de diversos livros e artigos, entre os quais Autonomia e Flexibilidade Curricular — Propostas e Estratégias de Ação e Cidadania e Desenvolvimento  Propostas e Estratégias de Ação (em coautoria com Rui Trindade).

Os seus interesses de investigação passam pela mediação sociopedagógica no âmbito de contextos educativos formais, pelas práticas pedagógicas inovadoras ao nível da gestão curricular e do processo de ensino-aprendizagem e pela formação de professores.


Cláudia Torres

Licenciada em Ensino da Matemática, Mestre em Educação na área de especialização da Didática da Matemática e Doutorada em Educação, na Área de especialização da Didática da Matemática. É também especialista em Administração Escolar.

Participou em diversos projetos de investigação nacionais (Membro da Equipa do Mais Sucesso Escolar, tipologia híbrida; e mais recentemente o CRIarte- educação inclusiva) e internacionais (PDTR e LPS). Foi professora convidada no mestrado em Educação e no mestrado em ensino do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa;

É formadora em três centros de formação a nível nacional e membro ativo da APM, colaborando também com a Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática;

Foi Diretora do Agrupamento de Escolas de Fernando Pessoa e, atualmente, é coordenadora do Projeto #EstudoEmCasa da DGE.

Se utilizar estes diapositivos por favor referencie a fonte:
Torres, C. (2022). O Papel do Projeto #EstudoemCasa na recuperação das aprendizagens essenciais - I Edição dos Webinars à la Carte [Webinar]. Agrupamento de Escolas de António Feijó. https://webinarsalacarte.blogspot.com/p/i-edicao-2022.html


Cristina Palma

É mestre em Ciências da Educação – Área de Especialização Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, pela Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, licenciada em Engenharia Química, pelo Instituto Superior de Engenharia de Coimbra e formadora na área da Supervisão Pedagógica.

É atualmente Chefe de Equipa de Acompanhamento e Monitorização de Desenvolvimento Curricular, na Direção-Geral da Educação; acompanha e monitoriza a implementação da Autonomia e Flexibilidade Curricular no âmbito do Decreto-Lei n.º 55/2018, o desenvolvimento de projetos mais específicos, nomeadamente das Escolas TEIP e o Projeto Comunidades de Aprendizagem Includ-Ed; integrou a Equipa Técnica do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, integrou a Equipa responsável pela elaboração das Aprendizagens Essenciais das disciplinas de Físico-química e colabora na revisão de relatórios nacionais e internacionais.

Foi Subdiretora de Agrupamento de Escolas, cargo que exerceu durante 7 anos. É professora do quadro de nomeação definitiva, no grupo 510.


Se utilizar estes diapositivos por favor referencie a fonte: 
Palma, C. (2022). Autonomia e Flexibilidade Curricular: que caminhos - I Edição dos Webinars à la Carte [Webinar]. Agrupamento de Escolas de António Feijó.https://webinarsalacarte.blogspot.com/p/i-edicao-2022.html.


Luis Paulo Rodrigues

É Doutor em Kinesiology pela Texas A&M University e licenciado em Educação Física pela Universidade do Porto.

É Professor Coordenador com Agregação e Pró-Presidente para a Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Tecnologia do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), lecionando nesse Instituto nas áreas do Desenvolvimento Motor, Metodologia da Investigação, e Estatística do Desporto. 

É investigador integrado no Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD), com trabalho na área do desenvolvimento motor ao longo de todo o ciclo de vida, com especial enfoque no desenvolvimento da competência motora: mecanismos e implicações nos estilos de vida. É membro fundador do International Motor Development Research Consortium.



Se utilizar estes diapositivos por favor referencie a fonte: 
Rodrigues, L.P. (2022). Educação Física do Séc.XXI. Quanto mais é menos? - I Edição dos Webinars à la Carte [Webinar]. Agrupamento de Escolas de António Feijó.https://webinarsalacarte.blogspot.com/p/i-edicao-2022.html.

Marco Bento

É Professor na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra e investigador em Tecnologia Educativa do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (CIEd).

É Diretor Pedagógico do Colégio Santa Eulália e Coordenador do Projeto SUPERTABi Maia.

Tem tido o reconhecimento internacional com prémios europeus para a investigação, na área das práticas pedagógicas com utilização do digital com crianças (2016) e sobre Ambientes Educativos Inovadores mediados por tecnologia (2018).

Desde 2014, tornou-se autor e responsável por diversas formações, workshops e comunicações sobre a utilização de dispositivos móveis e novos cenários de inovação pedagógica mediados por tecnologia em contexto educativo (mobile learning, ubiquitous learning, flipped learning, gamification, game based learning, project based learning, spaced learning, colaborative and cooperative learning scenarios, etc.).



Maria de Fátima Morais

É licenciada em Psicologia pela Universidade do Porto e doutorada em Psicologia da Educação pela Universidade do Minho. Nesta última Universidade, é Professora Auxiliar do Instituto de Educação, lecionando disciplinas de graduação e de pós-graduação. 

É membro do CIEd. O domínio de investigação é o da criatividade em contexto educativo, tendo publicações a nível nacional e internacional e orientando teses de mestrado e de doutoramento sobre essa temática.

Leituras complementares: 

https://recriai.emnuvens.com.br/revista/article/view/53


Teresa Gonçalves

É doutorada em Psicologia pela Universidade do Porto. É docente da Escola Superior e Educação do IPVC desde 1989, integrada no grupo disciplinar de Educação e Formação de Professores.

Atualmente é pro-presidente do IPVC para a área da Inovação Pedagógica. É investigadora no Centro de Psicologia da Universidade do Porto, onde tem desenvolvido investigação sobre motivação académica.



Se utilizar estes diapositivos por favor referencie a fonte:
Gonçalves, T. (2022). Alunos motivados, melhores aprendizagens - I Edição dos Webinars à la Carte [Webinar]. Agrupamento de Escolas de António Feijó. https://webinarsalacarte.blogspot.com/p/i-edicao-2022.html


Sondagem I   |   Sondagem II